A CRIANÇA COM PHDA

na sala de aulas

Devem ser efectuadas modificações na sala de aula que permitam à criança com PHDA um melhor desempenho. Adicionalmente, estas modificações ajudam as crianças com PHDA a desenvolver mecanismos de compreensão, que poderão empregar mais tarde noutras situações.
Nem todas as crianças com PHDA irão necessitar de todas as adaptações seguidamente sugeridas, devendo ser escolhidas de acordo com as necessidades e características individuais de cada criança.
Não há qualquer razão para que “todas” as crianças numa sala de aulas tenham que ter as mesmas tarefas ou a mesma abordagem pedagógica, desde que tenha lugar o ensino dos mesmos conceitos e/ou princípios.

ADAPTAÇÕES AMBIENTAIS

  • Sente a criança perto do professor.

  • Forneça uma sala de aula estruturada, com expectativas claras.

  • Limite os espaços abertos que possam encorajar comportamentos hiperactivos (correr, p. ex).
  • Reduza os estímulos que levem à distracção.

  • Crianças com PHDA devem ter aulas preferencialmente de manhã, em turma reduzida.

CRIANÇAS COM PHDA TÊM FREQUENTEMENTE DIFICULDADES EM SEGUIR INSTRUÇÕES

  • As instruções verbais devem ser curtas, claras e devem ser repetidas sempre que necessário.

  • Forneça instruções escritas (revistas oralmente), para tarefas de múltiplos passos.
  • Divida as tarefas e o trabalho de casa em pequenas etapas.

FOQUE-SE NA PROMOÇÃO DO SUCESSO

  • Reduza o trabalho escrito (na sala de aula e TPC) até aos limites de capacidade e tempo de atenção do aluno.

  • Permita testes com limites de tempo adequados ao aluno.
  • Forneça feedback formal (p. ex: Sistemas de fichas: "tokens") para reforçar comportamentos positivos.

  • Recompense os progressos, mesmo que o desempenho seja inferior ao que devia.

AJUDE A CRIANÇA A APRENDER A ORGANIZAR-SE

  • Ajude a criança a utilizar uma agenda de trabalhos de casa. Liste os deveres, a data da entrega e os livros/materiais necessários. Recorde à criança que deve consultar a agenda, no final do dia, para se assegurar que está tudo em ordem.
  • Estabeleça rotinas diárias.

ALGUMAS CRIANÇAS COM PHDA TÊM DIFICULDADES COM A ESCRITA

  • Limite a quantidade de trabalhos escritos.

  • Facilite o uso do computador.
  • Não dê ênfase excessiva à “apresentação”/erros ortográficos e foque-se mais no conteúdo.

  • Em certos casos, considere apoio dirigido à caligrafia.

AJUDE AS CRIANÇAS A CONTROLAR OS SEUS IMPULSOS

  • Lembre a criança com frequência que deve pensar antes de responder ou de executar qualquer tarefa.
  • Avise a criança que deve sempre reverificar os trabalhos antes de os entregar.

MANTENHA E REFORCE A SUA AUTO-ESTIMA

  • Promova o desempenho em áreas fortes da criança.

  • Reforce comportamentos e desempenhos adequados em público e em privado.
  • Não peça publicamente à criança que execute uma tarefa que seja muito difícil para ela.

  • Foque a sua atenção mais no reforço positivo do que nas respostas negativas.

IMPLEMENTE UM PROGRAMA DE MODIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL ESPECÍFICO

  • Eleja como alvo de modificação comportamental apenas alguns comportamentos indesejáveis de cada vez, estabelecendo consequências claras e consistentes. Estas devem ser explicadas à criança em privado.
  • As consequências não devem ser publicamente humilhantes. Gestos ou sinais pré-combinados podem ser formas de avisar a criança de que o seu comportamento está a “passar das marcas”, antes que sofra todas as consequências. Sinais também podem ser usados para dar “feedback” positivo para comportamentos correctos.

ENSINE A CRIANÇA A APRENDER ACTIVAMENTE

  • Recorra a ajudas visuais e experimentação como forma de reforçar a aprendizagem.
  • Ensine leitura activa (sublinhar), escuta activa (tirar notas), ler para procurar detalhes e sub-vocalização (sussurrar) como uma ajuda à memorização.

LEMBRE-SE QUE AS CRIANÇAS COM PHDA TÊM UMA MAIOR INCIDÊNCIA DE PROBLEMAS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO (p. ex: Dificuldades Específicas de Aprendizagem)

  • Forneça apoio dirigido às dificuldades específicas da criança, em curtas sessões, de acordo com o seu tempo de atenção.

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