28 ANOS A INOVAR...

A CONSULTA DE PHDA

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a perturbação neurocomportamental mais prevalente na população de idade escolar e afecta 5-7% das crianças desta faixa etária. Enquadra-se nos problemas de desenvolvimento de “alta incidência”. É uma patologia com forte potencial para provocar disfunção ao longo de toda a vida, com dificuldades académicas, sociais, comportamentais, vocacionais, para além dum prognóstico nem sempre favorável para a vida adulta. Em mais de 50% dos casos associa-se a comorbilidades, que incluem dificuldades específicas de aprendizagem, perturbação do desenvolvimento da coordenação motora, distúrbio de oposição e conduta, depressão, ansiedade e outras, que complicam o diagnóstico, a terapêutica e a evolução.

A Consulta de Hiperatividade do Centro de Desenvolvimento Luís Borges (CDLB) do Hospital Pediátrico-CHUC, criada em 1989, foi a 1ª do País.

Para além da vertente assistencial específica, a Consulta de Hiperatividade mantém uma intensa atividade científica na área da PHDA e na organização de eventos científicos. Sendo uma das áreas em que o CDLB foi pioneiro e relativamente à qual dispõe duma equipa e mantém grande atividade assistencial, formativa e científica, faz todo o sentido a criação duma Unidade Funcional, no âmbito do CDLB.

ALGUNS NÚMEROS

0
Consultas/ano
0
Consultas/ano
0
Consultas/ano
0
Consultas/ano

Esta Unidade é responsável pelos seguintes programas:

Consulta de PHDA, destinada a crianças e jovens em idade escolar com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e comorbilidades associadas;
Consulta de PHDA e problemas comportamentais em pré-escolares. O CDLB está também envolvido, em colaboração com a Faculdade de Psicologia da UC, na implementação do Programa para Pais “Anos Incríveis”, que constitui a 1ª linha de atuação, nesta faixa etária.

Partilhamos aqui o nosso protocolo geral da consulta. Em casos individuais, a avaliação e intervenção são adaptadas às características e aos problemas identificados na criança e contexto.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab