A Consulta de Perturbações do Neurodesenvolvimento do Adulto no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – apresentação e estatística da consulta

A Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma doença altamente prevalente na infância, com cerca de um terço dos doentes a atingir a remissão na vida adulta enquanto os restantes permanecem de alguma forma sintomáticos ou com prejuízo funcional na sua vida diária.

Infelizmente, em Portugal, a resposta do Sistema Nacional de Saúde para os adultos com PHDA é ainda muito escassa, quer pelo reconhecimento relativamente recente desta entidade clínica, quer pela própria negação da patologia por muitos psiquiatras de adultos.

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, face às dificuldades sentidas por muitos doentes com PHDA no seu seguimento clínico ao atingirem a maioridade, criou em 2011, sob a coordenação do Prof. Dr. Joaquim Cerejeira e da Dra. Helena Rita, a “Consulta de PHDA do Adulto”, destinada a adultos com história prévia de PHDA, referenciados pelos serviços de Pediatria ou Pedopsiquiatria ao atingirem os 18 anos, adultos com diagnóstico prévio de PHDA na infância que deixaram de ter seguimento médico e adultos sem diagnóstico prévio de PHDA na infância e cujos sintomas foram pela primeira vez reconhecidos pelo médico de família ou por outro médico referenciador.

Em 2014, a consulta foi reestruturada, passando a designar-se “Consulta de Perturbações do Neurodesenvolvimento do Adulto”, de forma a dar resposta à necessidade de cuidados médicos associada às restantes doenças do Neurodesenvolvimento, nomeadamente Perturbações do Espectro do Autismo e Incapacidade Intelectual.

A consulta, neste momento, é coordenada pelo Prof. Dr. Joaquim Cerejeira, contando ainda com a colaboração de três médicas internas de formação específica e uma psicóloga. Desde a sua criação, os pedidos de consulta têm aumentado progressivamente.

Esta apresentação visa dar a conhecer a actividade clínica e de investigação realizada no âmbito da consulta. Serão apresentados os principais dados estatísticos resultantes da actividade clínica desenvolvida, com particular enfoque na caracterização dos doente referenciados.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab