A desatenção e socialização em jovens adultos

Muitas crianças com PHDA vivenciam dificuldades significativas no relacionamento com os pares. A desatenção e a dificuldade no controlo de impulsos características desta perturbação resultam em défices no desempenho social (por exemplo, dificuldade em prestar atenção ao que os outros dizem) e desadequações no desempenho social (por exemplo, intrusão e interrupções do discurso dos outros). É provável que os sintomas de PHDA (mesmo na ausência de perturbações co mórbidas) contribuam para ainda mais problemas sociais na adolescência e idade adulta do que na infância, dada a importância que a reciprocidade e as habilidades de conversação têm no desenvolvimento de relações positivas com pares nestas fases do desenvolvimento.

Na adolescência e caminho para a vida adulta, o Vasco começa a estar cada vez mais isolado. Os amigos acham-no imaturo, convencido e demasiado falador.

Nesta comunicação, abordaremos os principais impactos da desatenção, da dificuldade no controlo de impulsos e da atividade mental incessante nas relações sociais de jovens e adultos com PHDA. Apresentaremos propostas de trabalho no sentido de minimizar o impacto negativo da trilogia de sintomas nas relações sociais na idade adulta.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab