A transição do seguimento pediátrico para o hospital de adultos em crianças e jovens com PHDA

Objetivos: Identificar a percentagem de doentes do Serviço de Pedopsiquiatria do CHUC diagnosticados na infância com PHDA que mantêm seguimento em consulta de Psiquiatria e qual o seu diagnóstico atual.

Métodos: Foram incluídos no estudo todos os doentes com pelo menos 18 anos a quem foi prescrito Metilfenidato no serviço de Pedopsiquiatria do CHUC até ao ano de 2007, inclusivé, verificado através da consulta dos arquivos das receitas amarelas. Destes, foram excluídos aqueles cujo nome não era possível identificar nas receitas amarelas e cuja área de referenciação pedopsiquiátrica é Coimbra mas psiquiátrica não.

Resultados: Foram identificados 94 doentes que cumpriam os critérios de inclusão no estudo tendo 15 sido excluídos. A idade média dos doentes era de 20,5 anos, sendo 90% do sexo masculino. 85% dos doentes não tinha seguimento atual em psiquiatria. Dos 15% que mantinham seguimento, 55% tinham como diagnóstico PHDA ou PHDA+Comorbilidade enquanto os restantes tinham outro diagnóstico.

Conclusões: O número de doentes diagnosticados na infância foi cerca de 9 vezes superior no sexo masculino o que realça a maior prevalência de PHDA nos homens. A percentagem de doentes que mantinham seguimento após a idade adulta era de 15%, valor manifestamente inferior à percentagem de doentes que se espera que cumpram os critérios de diagnóstico em adulto (50%) o que demonstra um défice de articulação na transição da infância para a idade adulta. Ao contrário do descrito na literatura, na qual na idade adulta se verifica um subdiagnóstico de PHDA, dos doentes que mantinham seguimento 55% tinham o diagnóstico de PHDA o que se encontra próximo dos 50% esperados.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab