Distonia na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) – Efeito raro do esquema terapêutico

Miguel Martins, Adriana Formiga, Sofia Ferreira, Cristiana Carvalho

Serviço de Pediatria, Centro Hospitalar Cova da Beira, Covilhã, Portugal
Diretor de Serviço: Dr. Carlos Rodrigues

Introdução: A associação terapêutica de antipsicótico atípico a psicoestimulante no tratamento da PHDA é uma opção cada vez mais utilizada, nomeadamente na presença de comorbilidades. Reações distónicas agudas secundárias à alteração desta terapêutica, sobretudo com suspensão do psicoestimulante e introdução do antipsicótico, são raras e pouco descritas na literatura científica, mas constituem uma preocupação.


Descrição de Caso Clínico: Criança, 7 anos, sexo masculino, seguido em Consulta de Desenvolvimento e Pedopsiquiatria por PHDA e suspeita de Distúrbio de Oposição. Recorreu ao Serviço de Urgência por episódios intermitentes de abertura involuntária lenta da boca com protusão da língua, sialorreia e incapacidade de articular palavras. Alteração recente do esquema terapêutico com suspensão de Metilfenidato de ação curta e início de Risperidona. Foi colocada hipótese diagnóstica de distonia oromandibular aguda secundária à alteração terapêutica. O doente iniciou tratamento com Biperideno em perfusão com resolução de sintomas. No internamento sem intercorrências, tendo alta medicado apenas com Metilfenidato.


Comentários/conclusões: Crises distónicas podem manifestar-se alguns dias após início de terapêutica antipsicótica. Alguns fatores de risco incluem idade jovem e sexo masculino, os quais favorecem o diagnóstico neste caso. A suspensão abrupta de medicação psicoestimulante pode também estar associada a discinésia e movimentos coreatetóides. Apesar desta combinação terapêutica ser habitualmente segura, alerta-se para o manuseio cuidadoso da terapêutica farmacológica nesta patologia e comorbilidades.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab