Mentes Brilhantes? PHDA e Criatividade

Tanto criatividade como Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção PHDA são tópicos extensamente estudados na literatura científica. A relação entre PHDA e criatividade é objeto de múltiplas publicações literárias e on-line; no entanto, a investigação científica nesta área é escassa, com muito poucos estudos a analisar empiricamente a relação entre ambos construtos.

As semelhanças nas descrições do comportamento de crianças criativas e crianças com PHDA levantam a possibilidade de ambas partilharem fatores etiológicos ou mecanismos subjacentes comuns. Já em 1965, Torrance e Dauw foram dos primeiros autores a fazer referência a esta associação, ao constatar que crianças altamente criativas eram frequentemente caracterizadas por problemas comportamentais. Outros autores sugeriram uma etiologia comum para PHDA e criatividade, enumerando impulsividade, espontaneidade, procura de sensações (sensation-seeking),baixa tolerância ao aborrecimento ou capacidade para “sonhar acordado” como características comportamentais da PHDA, sendo estas igualmente encontradas em crianças criativas.

A literatura científica existente aponta, como potenciais mecanismos para a relação entre PHDA e criatividade, diferenças no desenvolvimento cortical, nomeadamente ao nível do córtex pré-frontal, e na ativação de determinadas estruturas cerebrais, nomeadamente aquelas relacionadas com o pensamento divergente, como é o caso da default mode network.

É objetivo desta apresentação a revisão e integração dos resultados existentes na literatura relativamente à relação entre PHDA e criatividade. Serão também abordados os dados existentes relativamente aos efeitos da medicação estimulante na criatividade de crianças e adolescentes com PHDA.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab