Ordenar o caos… o lugar da Intervenção Psicossocial na PHDA. Reflexões sobre a teoria e a prática

Ana Rodrigues

A Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção é um dos diagnósticos mais frequentemente realizados na infância e adolescência. Na maior parte das vezes em comorbilidade com outros diagnósticos do neurodesenvolvimento ou psiquiátricos, tem um impacto abrangente e prevalente na vida das pessoas e das suas famílias. Este impacto é tipicamente em mais do que um contexto de vida e envolve pais, professores, amigos, colegas, treinadores, etc… Como nos diz Russel Barkley a PHDA é uma perturbação “in the point of performance” o que remete para a necessidade de intervir junto da pessoas com o diagnóstico mas necessariamente junto dos contextos em que sela vive e se movimenta.

Nesta comunicação tentaremos abordar a intervenção não farmacológica ou referida na
literatura como Psicossocial em função de um conjunto de critérios que, na nossa opinião,
devem orienta-la.

  1. A idade da pessoa com diagnóstico
  2. A existência ou não de comorbilidades
  3. O grau e tipo de impacto nos contextos
  4. As necessidades específicas de cada pessoas e de cada fase de desenvolvimento
  5. A estrutura e tipologia familiar
  6. A estrutura e orientação pedagógica de cada contexto escolar
  7. As expectativas da pessoa e sua família
  8. As crenças dos intervenientes acerca da PHDA

Não existe um programa certo de intervenção psicossocial. Só um bom diagnóstico de cadasituação, um acompanhamento próximo e uma boa colaboração da família e da escola tornapossível que uma intervenção se torne eficaz. A existência de programas validados para a PHDA é importante em termos de conhecimento e de recurso técnico, mas cada pessoa deveter o seu plano de intervenção e este irá mudar ao longo da vida, pelo que o mais importante éa capacidade e possibilidade de os vários intervenientes se organizarem em torno deobjectivos bem delineados e da utilização dos recursos possíveis.

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