Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e ferro – que relação?

Ana Lopes Dias1, Susana Nogueira2, José Boavida Fernandes2

1Médica Interna de Pediatria, Hospital de Vila Real
2Pediatria do Neurodesenvolvimento, Unidade de Défice de Atenção, Hospital Pediátrico - CHUC

Resumo:A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é um distúrbio comportamental frequente que afeta entre 5.3-7.1% em crianças em idade escolar, e pode levar a comportamentos disruptivos e redução do desempenho escolar.


A fisiopatologia da PHDA é complexa, não tendo sido identificada até à data uma etiologia específica, contudo os estudos recentes são consistentes com etiologia multifactorial (genética e factores ambientais).


Nos últimos anos tem havido um interesse crescente sobre o papel dos micronutrientes nos sintomas característicos da PHDA e de outras doenças psiquiátricas. Vários estudos sobre a neurobiologia e tratamento da PHDA sugerem factores nutricionais, tais como metabolismo da glicose, dos ácidos gordos e carências vitamínicas e minerais podem afetar a função cerebral e estão implicados na patogénese da doença.


Destes factores nutricionais, o défice de ferro tem obtido mais atenção dado que este adquire um papel importante na regulação da atividade dopaminérgica, com associação à patogénese e sintomas da PHDA. Contudo, os mecanismos que originam o défice de ferro na PHDA permanecem desconhecidos.


Numa meta análise recente os autores conseguiram relacionar níveis séricos de ferritina menores em crianças com PHDA comparativamente a crianças saudáveis, não encontrando relação entre o ferro sérico e a PHDA.


No entanto, são necessários mais estudos de forma a clarificar a relação entre ferritina e PHDA.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab