PHDA na escola: crenças, mitos e soluções

Catarina Amaral, Catarina Ferreira, Rita Gonçalves, Pedro Santos, Vanessa Pinto, Carla Araújo, Teresa Cartaxo, Sara Pedroso

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma das perturbações do Neurodesenvolvimento com maior prevalência em crianças e adolescentes em idade escolar, sendo reconhecida a sua importante repercussão, nomeadamente no funcionamento em contexto escolar, desempenho académico e na relação com os pares e professores.

Os sintomas e curso da patologia, bem como as suas comorbilidades mais frequentes, reforçam o surgimento de mitos sobre esta condição, que são amplificados através de meios de comunicação com pouco rigor científico.

Os professores são, frequentemente, os primeiros a identificar e valorizar alguns dos sintomas da PHDA em crianças e/ou adolescentes e a orientar para referenciação aos cuidados de saúde. A sua colaboração é também regularmente solicitada durante o processo de avaliação diagnóstica e, posteriormente, para a intervenção.

Apesar da extensa literatura dedicada à PHDA, poucos estudos se dedicaram à avaliação das perceções e informação detida por este grupo profissional relativamente a esta patologia, seu impacto e estratégias de intervenção.

Assim, este estudo teve como objetivo avaliar os conhecimentos, perceções, atitudes e eventuais dificuldades sentidas pelos professores dos vários níveis de ensino (do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário) acerca da PHDA.

Para este fim foi elaborado um questionário baseado em publicações prévias e no questionário “Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale” (KADDS), que foi depois distribuído por correio eletrónico para todos os professores das escolas do concelho de Coimbra dos níveis de ensino compreendidos no estudo. As respostas recebidas foram, posteriormente, analisadas estatisticamente. Os resultados foram discutidos quanto ao seu significado e tendo em vista a realização futura, em cada uma das escolas envolvidas no estudo, de ações formativas de esclarecimento acerca da PHDA.

Simpósio PHDA

Há 7 anos a criar uma verdadeira comunidade de PHDA em Portugal debatendo as suas questões.

Contactos

geral(@)simposio-phda.pt
+351 963 010 262
Hospital Pediátrico de Coimbra

7º Simpósio PHDA em:

BID lab

BID lab

Contactos

  • +351 915 078 881
  • +351 963 010 262
  • geral@bid-lab.com
  • © 2016 Simpósio PHDA. All Rights Reserved. Designed By BID-lab