Os workshops são cada vez mais uma prática comum dentro dos congressos de medicina, quer tenham estes um caráter generalista ou abordem temáticas mais específicas.

Um workshop não é mais do que uma aula, ou conjunto de aulas organizadas como um curso, e que aborda um tema ou atividade específicos.

São várias as vantagens oferecidas pelos workshops e, dentro da área dos congressos de medicina com os seus inúmeros assuntos e temas, estes desempenham um papel fundamental na aprendizagem e aprofundamento de conhecimentos por parte dos profissionais, mas também por parte dos estudantes.

Partilha de conhecimentos

Os conhecimentos, métodos e técnicas em medicina sofrem avanços diários e, por essa razão, é de extrema importância que os profissionais partilhem as suas descobertas ou formas de atuar alternativas com os colegas.

A partilha de conhecimentos torna-se assim num dos aspetos mais importantes dos workshops.

Esta partilha não tem de ser unidirecional pois o aluno de hoje poderá estar no lugar de formador no dia seguinte a partilhar os seus próprios conhecimentos.

Atualização e reciclagem

Mesmo dentro de uma área específica da medicina existem avanços e descobertas frequentes, pelo que se torna vital a atualização de saberes e a reciclagem dos anteriormente adquiridos.

Os congressos de medicina com temáticas específicas proporcionam um ambiente extremamente favorável à organização de workshops que visem esta atualização e reciclagem tão importante para que os profissionais se mantenham a par das mais recentes inovações, assegurando-se também de que retêm os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação académica e profissional.

Formação contínua

Esta formação contínua é essencial em profissões ligadas à medicina, onde nada se mantém estático e é imprescindível uma constante aprendizagem por parte dos seus profissionais.

Por esse motivo recomenda-se a participação frequente em congressos e workshops que sejam pertinentes para a área de intervenção de cada profissional.